domingo, 25 de janeiro de 2009

Álibi frágil

O ruim de envelhecer é que a gente fica obrigado a amadurecer. Como se as coisas que a gente aprendeu e doeu durante a vida, fossem impelidas de não mais acontecerem, afinal, pressupõe-se que se a gente não aprende pelo amor, aprende pela dor. E se eu não aprender com nenhum dos dois? Tem certas coisas que são inestimáveis, tem certo erros que são domésticos, de estimação, acontecem sempre. A maturidade é um álibi frágil. Não uso ela como meio de defesa para provar que a tenho. Eu nem tenho, eu só avanço em anos, mas não atinjo a ponderação. Eu só matuto sobre maturar, mas continuo na creche à beira da meia idade. Meia idade? Tá, sou dramática, pode me chamar de Maria do Bairro, a mexicana.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Biografia da solidão

Estou lendo a biografia de Sartre e Simone de Beauvoir, me encanto com a vida intensa, inteligente e despudorada dos dois. De uma certa forma, a biografia é um alento para minha alma, porque mergulhando dentro das vidas deles eu percebo como eles eram solitários. Quantas caminhadas solitárias ela passava percorrendo pelas ruas de Paris, e ele, quão feio era e quão humano, quando começou a dar os primeiros sinais de calvície, aos 30 anos, se apavorou. Meu tempo divisor do paraíso foi aos 37 anos. Nunca vou esquecer da primeira sobrancelha branca, estou batendo na porta do inferno e este é o meu sinal tangível de velhice.
Mas voltando a Sartre e Simone, lê-los traz um alento, porque como eu me sinto tão solitária, percebo nele meus próprios sinais vitais. Foi Sartre mesmo quem disse que o "homem está só em sua solidão visceral". E Eu dentro de mim, entendo isso perfeitamente. A solidão é uma dor-pedrinha-de-sapato, está sempre ali cutucando e ganindo mas nunca dá o golpe final de ser uma estocada mortífera. Penso agora que todos os grandes pensadores eram sós dentro de si, viviam no mundo das idéias, casavam com o planeta dos pensamentos e não se adequavam a vida da sociedade. Mas eu, como não virarei nenhuma grande escritora, não tenho pretensos planos de escrever minhas idéias e vãs filosofias copiadas das mentes dos grandes, não encontro nenhum alento. Estava pensando, de certa forma, a solidão só é recompensada com a possibilidade de você ser famoso por causa dela ela. Grandes pensadores são solitários. A mim ela não compensa, mas me apraz saber que não estou sozinha vivendo minha solidão nas vísceras. Mais gente a sente e sentiu lhe imbuiu de vida. Eu sinto ela durante toda minha existência. Solitude, minha companheira de estrada. Minha parada obrigatória. Meu pedágio recorrente.
Brinco com a idéia de que um dia alguém possa vir a escrever minha biografia, baseando no que eu deixo nesse blog. Quem sabe, a idéia não é de todo má. Nesse caso, estou contribuindo agora com meu biógrafo, deixando marcado o quanto a solidão me mutila a alma.

*** "Sou muito inteligente, muito exigente e muito engenhosa para alguém se encarregar completamente de mim. Ninguém me conhece nem me ama completamente. Só tenho a mim"

*** "Eu gostaria muito de ter o direito, eu também, de ser simples e muito fraca, de mulher. Em que mundo deserto eu caminho, tão árido, só tendo o oásis de minha auto-estima intermitente!
(Simone deBeauvoir)

*** Momento narciso
"Um dia, quando eu morrer, quero que meus escritos venham à tona. Essa é minha vingança pessoal contra essa solidão a quem considero uma derrota pública e também íntima.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Anima mundi est in me


Imprimo em mim a idéia de que a Alma do Mundo me habita. Quero que esta seja minha segunda pele na alma, não apenas marcada no corpo. A Alma do Mundo é uma idéia balisada por Hermes Trimegistro, o três vezes sábio, que propagou a noção de que tudo é uma coisa Única.
"O que está embaixo é igual ao que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo, para formar as maravilhas da coisa única". O Microcosmo é igual ao macrocosmo. O princípio expressa que tudo emana da mesma fonte". Dores, alegrias, sofrimento, euforia, desejos, sonhos, força, vulnerabilidade, azul e branco, dia e noite, teu tesouro dentro de ti, tudo nasceu da Alma do Mundo é ali permanecerá gravado para sempre.
Por isso, a Alma do Mundo tem dois pólos, se tudo nasceu da Coisa Única. tudo tem seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa, os opostos são idênticos em natureza, mas em diferentes graus. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todas os paradoxos podem ser reconciliados". Como diz Lao Tsé no Tao Teo King " O som e o silêncio formam a harmonia.O passado e o futuro geram o tempo."
Todos estamos imersos em um único e mesmo útero cósmico sagrado, inelutavelmente reunidos por uma mesma e única Presença que a tudo e a todos permeia. Não há dentro nem fora, apenas a alma sem qualidades do mundo. A verdade é que em qualquer coisa está o divino. Você é tudo o que há e em tudo o que existe há um pouco de você. Você é a alma do mundo. O cantor Raul Seixas que era voltado ao ocultismo percebia isso. Ele cantou que o caminho do amor é o destino, e o caminho do velho é o menino.
* "O caminho do risco é o sucesso
O acaso é a sorte
O da dor é o amigo
O caminho da vida é a morte!"
(Raul Seixas)
* "O universo não tem preferências.
Todas as coisas são iguais.
O Universo é como o fole de uma forja.
Que, embora vazio, fornece força.
E tanto mais alimenta a chama quanto mais o acionamos"
(Tao Te King)
*"Acima está repleto de mim, abaixo está repleto de mim, no meio está repleto de mim. Estou em todos os seres e todos os seres estão em mim. Eu sou Om Tat Sat. Sou Existência além da mente. Sou o espírito uno do universo."
(Swami Vivekananda)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A teoria dos caras pegadores

Vou promover uma manifestação arrebanhando a mulherada para uma moção de apoio aos caras não-bonitos. Nesse manifesto, os feiosexuais estarão com tudo, porque são muito mais confiáveis e é possível dar mais crédito a eles do que aos pegadores contumazes.
Homem pegador é muito narciso. Nunca vai gostar tanto a ponto de amar unicamente uma pessoa, porque eles amam o impacto que causam no mulherio. Sendo assim, fica difícil para eles manterem o foco em uma só. Porque eles precisam de mais, requerem atenção e estão sempre com predisposição para a novidade, uma nova gatinha, não porque querem amar, mas querem a possibilidade de serem amados: "oba, mais uma que me ama. Eu sou o cara."
Uma amiga minha resumiu de forma perfeita, em papo de MSN, como uma mulher deve pensar e agir com os pegadores. Segundo ela, os predadores são notados pelo papo. Os sérios não se atiram em cima da mulher e não expõem de primeira suas intenções. Eles não chegam chegado, porque têm medo de dar a cara a tapa.
Caras sérios não estão na net, ou se estão, eles são inseguros ou feios.Os pegadores são os bonitos. Viraram conquistadores pelo próprio histórico de vida. Sabem que são belos, culpa da mulherada que os assedia desde pequenos.
Os feios quando são apaixonantes, deixam de ser feios. E a maior virtude deles é serem encantadores e esforçarem-se para fazer o "amor bonito". Por serem considerados "feios", eles embelezam o amor e aí a relação passa a ser agradável aos dois, cheia de dedicação e romantismo.
O que fazer com caras pegadores? Dica da minha amiga, novinha, mas cheia de sabedoria: "seja indiferente, seja superior". Tenha uma atitude pró-você mesma tipo: "Todo mundo me paquera, você, pegador, é só mais um." Essa atitude deriva da idéia que não há nada a se perder ao tratar um pegador assim. Porque a mulher instintivamente sabe que não dá para cair na conversa dele.Então, você não tem nadinha a perder. Ele achará você convencida, mas para que ficar de papo com um cara que você sabe só vai te sacanear? Não demonstre que você acredita nos pegadores, que você está impaciente porque ele não responde no MSN. Predadores adoram uma disputa,seja contra alguém ou contra alguma coisa. Quando você agir "linha dura", o sedutor vai pensar: "quem ela pensa que é para não se apaixonar por mim?" Ele terá dois caminhos: se você for interessar mesmo a ele, ele te busca, faz a corte seriamente. Se não, é porque você só seria mais uma da lista.
Mas os caras sérios se importam com sua indiferença, eles se sentirão inferiores, se abalarão com o fato de você não dar bola a eles, é um baque na auto estima.Mas por que a gente se atrai pelos pegadores? Porque é bacana entrar na dança dos sedutores, eles são muito mais melosos e enfatizam muito mais tuas características legais do que os caras sérios, então a gente se sente especial, tendo a atenção de um homem assediado.
Temos a mania de idealizar os pegadores porque não dá tempo de vermos os defeitos deles. Eles somem antes. É assim: pegadores ficam na tua vida até perceberem que você foi conquistada, depois desaparecem deixando as vítimas desasadas. Então nesse tempo ele supre a carência de atenção, de ser querida por alguém. Só que expira o prazo deles antes que você descubra se ele era tudo isso que você queria.
Há muito mais de confiabiliade e tolerância em um homem não-lindo. Eles esforçam-se mais. Vamos dar créditos a eles e sermos mais felizes no amor a dois.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Relacionamento Nescau

No mundo veloz em que estamos, o que não falta é o Relacionamento Nescau. Pá, pum, sirva-se de duas colheradas e pronto, tá feio o carreto. Na era da instantaneidade, se demorar muito, perde o frete. Somos atormentados pelo caos do estímulo e somos dependentes disso, por isso nos envenenamos pela pressa. Assim, nos esgueiramos para relacionamentos nescau, porque temos de viver depressa. Se isso é bom? Não é, mas me pergunte se eu consigo parar? Eu não. Não tenho talento para estar lenta. Só para errada!

*** As pessoas vivem tanto no mundo do desapego, isolados do amor contundente que quando encontram um par que se encaixe elas querem encaixar logo. Há uma urgência em ser feliz com alguém, um prioridade em retirar a carência do corpo que os relacionamento nescau acabam sendo a fórmula instantânea de evacuar a dor da solidão.. É so mexer, botar uma colherada de sensualidade, uma dose de carinho e fazer um shake de sentimento.

*** É errado querer tudo tão às pressas. Parece que a gente quer lavar a carência da alma encardida, cheia de mofo e naftalina de tanto que não a usamos. Queremos lavá-la na ducha rápida do amor. Sabemos que relacionamento-relâmpago são temíveis, sobra muito para se errar, não é sensato. Padecemos do medo de que tudo o que começa um dia acaba e tanto mais rápido é o término quanto a velocidade do acordo afetivo.

*** Na verdade, os RN são apenas um acordo afetivo até que a relação seja construída. Se tivermos sorte, é possível passar do contrato de experiência, pular para o estágio probatório e depois ser efetivado no coração do outro.

***
" E que eu consiga mudar o destino caso ele não queira a mesma coisa que eu."