O que a rede social mudou em nossa vida. Tudo. O mundo é uma rede social e a gente não sabia, mas desde a pangeia que o ser humano precisa viver em grupo e se comunicar. Depois dos grunhidos veio a escrita e depois da escrita o internetes. Agora, o mundo é um planeta virtual em que se compra tudo, desde relacionamentos ate iphones
O Filósofo Mário Sérgio Cortella é meu luan santana. As pessoas tem ídolos cantores e artistas. Meus ídolos são filósofos e este para mim e o maior filosofo brasileiro da atualidade. Cortela tem 60 anos mas adota a tecnologia como um nativo digital. Num mundo de mudanças cada vez mais velozes, não se pode ficar parado no passado. O maior problema é se grudar no passado como um tatu na toca. Mudanças não são novidades, mas a velocidade destas mudanças sim. Os alunos que entraram na faculdade hoje não conheceram o Airton Senna. O Airton Senna, se voltasse à vida hoje, não conheceria internet, celular em larga escala, máquina digital, os “I” todos.” Até a noção de leigo mudou. Hoje, antes de irmos ao médico damos uma ‘googlada’ e já chegamos cheios de questionamentos sobre a doença que pensamos ter.”
Eu já paguei multa por não ter rebobinado a fita cassete. E tenho so quarenta anos. O problema não é ter vivido neste tempo, mas ter ficado neste tempo. Nossa maneira de comprar mudou, Nossa maneira de fazer jornalismo também. Hoje só velho usa celular para falar. Os adolescentes mandam mensagem eles praticamente reinventaram o telégrafo. O jornalista descobriu que com as redes sociais eles também são lidos. E ganharam colaboradores: a inteligência coletiva é um fenômeno da internet. Agora a geração de conhecimento e opinião é ampliada. Os jornalistas que não querem mudar precisam mudar saber que eles não estão mais na escola formal, talvez, tenham se formado na escola formol, aquela que conserva. É preciso dar uma de rolling stones, pedra rolante não cria limo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário