segunda-feira, 9 de julho de 2012

Para sair da borda


  
Quem ouve Cortella, não fica vendo a vida da janela.  É uma espécie de Filósofo-Noel. Mario Sergio Cortella em Lajeado, ele veio e era tudo o que eu queria. Melhor que todas as bandas do mundo juntas (lógico, para quem gosta de filosofia). Ele fala sobre a vida miojo que é tão rápida que não da pra cozinhar e manda a gente empolentar a vida. Prá fazer polenta tem de ter paciência, resistência e persistência.



Você já viu ele no Faustão, na Xuxa ou Ana Maria Braga, mas ele frequenta também outras emissoras e tem um programa de rádio.  Cortella utiliza o humor como forma de reflexão. Eu amo ele.  Enquanto as pessoas tem como ídolo Luan Santana e Paula , tenho idolatria por filósofos.  Juro que não fico nervosa com Paulas e Luans, mas me deu uma gagueira quando eu fui entrevistá-lo. Eu tinha medo de falar coisas imbecis. E aí é que eu, ao cumprimenta-lo, falei a coisa mais imbecil que tinha em meio aos autógrafos que ele tava dando. “Seu Cortella, o senhor é o meu Luan Santana”. Ele me olhou e disse: “mas eu não poderia ser uma outra coisa?”. Ele sorriu e voltou aos autógrafos.
Para mim ele é o maior filosofo brasileiro. Quando digo “filósofo”, parece  algo meio sisudo. Cuidado com o óbvio. Cortella diria “cautela”.  “Galileu negou o óbvio e nos tirou do centro do universo. Cuidado com o óbvio”.
 E a gente ri tanto do Cortella, que a gente se esquece da tela. Tela do computador, do monitor do smartphone.  Cortella cultiva uma loucura saudável. Ele acorda às 4h30 da manhã para ouvir Lady Gaga porque seus alunos gostam dela. Ele nem tem carro. Vai aos seminários de ônibus. Cortella, que com sua filosofia tenta deixar o mundo mais engraçado e  convida todos a transbordarem, ultrapassarem as "bordas" impostas. Sair fora da borda. Cortella transborda. Tudo isso é filosofia.
“Alguém que algo não sabe, sabe que não sabe ou se não sabe finge que sabe, continua ignorante. Aquele que sabe que não sabe, e não faz que sabe aquilo que não sabe, não finge e cresce.”
Um adolescente é alguém que ta grávido de si mesmo, ele vai da a luz um novo ele mais adiante”

Você não sabe, mas eu sei. E você sabe tanta coisa que eu não sei. Sorte sua e sorte minha. Juntos, a gente reparte ideias, a gente cresce e não se repete”

“Um ponto de vista é a vista a partir de um ponto”

“Se você não existisse, que falta faria?

Nenhum comentário: