é um deleite, mesmo que eu nao goste de leite. Eu me fervo dentro do livro Convite à Filosofia da Marilena Chauí...quase derramo o bule, mas pensar assim é pra quem tem café no bule, mesmo em deleite..
então eu aqui reconto o que leio no meu canto. Eu leio, penso e devoro, penso, entendo, e desentendo e volto pra dentro de mim pra entender de novo. É muito para meu deleite..Não delete..
Como pode o tempo passar, como eu sei que ele passa?
Se o passado é o que eu, do presente recordo e o futuro é o que eu, do presente espero, então não seria mais correto dizer que o tempo é apenas o presente?
Quanto dura um presente? Quando acabo de colocar o “r” no verbo “colocar” este “r” ainda é presente ou já é passado?
A palavra que estou pensando em escrever a seguir é presente ou futuro?
Todo ovo é igual a todo o ovo e por isso não temos como ver “um” ovo, embora ele esteja diante de nossos olhos. O ovo é uma casca que expõe tudo
Podemos conhecer as verdades divinas? Se não podermos, seremos culpados? Mas como seriamos culpados por não conhecer aquilo que nossos intelecto, por ser pequeno demais, não teria forças para alcançar?
Como saberíamos que temos uma ideia verdadeira ao encontra-la?
E se há uma ideia verdadeira, ela teria de ser verdadeira o tempo todo e para o todo universal, assim como resolver o Paradoxo do Catalogo?
O Paradoxo do catálogo expõe a dificuldade de achar uma teoria para a verdade:
Se eu disser que existe o catálogo de todos os catálogos, onde devo colocar o catálogo dos catálogos? Isso é, o catálogo dos catálogos é o catalogo catalogado por ele mesmo junto com outros catálogos ou é um catálogo que não faz parte de nenhum catálogo? Se estiver catalogado, não pode ser catálogo de todos os catálogos, pois será necessário um outro catálogo que o contenha, mas se não estiver catalogado, não é o catálogo de todos os catálogos, pois em tal catálogo está faltando ele próprio
A estrutura e o funcionamento da linguagem não correspondem a estrutura e ao funcionamento das coisas. Verdade e falsidade não estão nas coisas e nem nas ideias, mas são valores dos enunciados, segundo os critérios da coerência logica (Entendeu, nem eu, mas vou pensar...ah juro que vou)
Nao sei pq as pessoas se drogam, a filosofia é a maior viagem..e o efeito colateral é a inteligencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário