Vou dar a letra para vocês: eu não gosto de futebol, eu não sei o que aqueles homens ficam fazendo dentro de campo, correndo e resfolegando atrás de uma gorduchinha de couro. Nos dois dias que precederam a partida do Lajeadense e Colorado acompanhei a euforia dos repórteres esportivos escalados para cobrir o duelo e eu, outsider, fui junto porque era a plantonista da TV Informativo. Caiu logo no meu plantão, diacho.
Vi a partida como um asno percebe o código de Hamurabi. Aguentei firme com cara de conteúdo, entre os cinegrafistas da Rádio Gaúcha. Vez ou outra ia até a salinha de transmissão da Rádio Independente solicitar uma avaliação da partida. No confronto em que todos se julgaram técnicos, eu era a única bola tonta da arquibancanda. Mas encarei o desafio assim como o Lajeadense encarou o Internacional. Matei no peito a minha ignorância futebolística e ainda tive a audácia de entrevistar o técnico Celso Roth. Chegando perto, o vi vociferando aos microfones sobre as precárias instalações do estádio. Cortaram a luz do vestiário e os jogadores do Inter tiveram de tomar banho frio. No vestiário dos visitantes, existe apenas um vaso sanitário. Roth estava estupefato. Everton Giovanella defendeu a honra do alvi-azul e dos cidadãos, mas é certo que o Inter, que há 12 anos não pisava na cidade, voltou a Porto Alegre com mácula em relação a imagem e recepção do muncípio. Eu que estava feito uma barata tonta tentando entender o que ocorria dentro do campo percebi muito bem a animosidade que se formou fora do gramado.
No fim, mas bem no fim, fiz a constatação:gostei da experiência. Até coloquei o microfone na cara do jogador Leandro Damião. Mas a cara do D"Alessandro, esse ainda não conheço não. Só sei de uma coisa, um episódio que eu refutava (eu não queria ir de jeito nenhum no jogo) se transformou em uma experiência legal. O 1 a 1 foi bom para o Lajeadense. Mas na vida, esqueça o empate. É como diz Martha Medeiros:"Vença. Perca. Ofereça a si mesma algum resultado" O meu foi ótimo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário