domingo, 3 de junho de 2012

A geração Y ensina a Baby Boomer

Engraçado como a vida anda em círculos, mesmo através das gerações. Significa que todos aprendem com todos, nao existe mais a hierarquia do saber. No pos-guerra, a geração Baby Boomer construira hoteis, fez novos empreendimentos, povoou a terra com negócios e senso de liderança. Alguns enriqueceram, outros apenas derivaram-se dessa vertente Baby, os filhos da guerra, os boomers. Meu pai que tirou a primeira carteira de motorista em 1966 hoje é um dinossauro do trânsito, com olho vivo e olhar treinado. Em cinco anos ele deve ensinar seu olhar de motorista a minha filha (mesmo que ela faça as aulas do Detran), mas hoje, neste domingo de sol puro e ameno, em que a chuva pouco pisou no Vale do Taquari, ele aprendeu sua primeira lição na Internet, aos 67 anos.
A primeirissima lição foi ligar o computador, a segunda pior do que a primeira, foi domar o mouse. Meu Deus, como a seta fugia dele. Ele levou cinco minutos para colocar a seta num link e clicar em cima dele. Aí vc pode ver a evolução do tempo. Minha filha disse: "em cinco minutos eu ja teria assistido a um monte de vídeos". O tempo de um nao é o tempo de outro. Mas os dois tempos convivem na mesma residência. A geração Y apressada, dizia a geração baby boomer: "faz assim vô", numa voz apressada, nao entendendo como o cursor nao seguia a vontade da mão do avô.
Daqui a alguns anos o avô vai ensinar o ponto da embreagem. Lembro como foi "horrível" eu aprender onde estava esse ponto: até pegá-lo foi um desafio. Depois a intuição segue o seu rumo. Hoje, aqui em casa, o ponto do cursor para meu pai foi igual ao desafio da embragem para mim ha duas decadas. Ele ainda nao pegou o ponto da internet: mexeu, mexeu. Mas foi legal ver avô e neta se fundirem num proposito pós-moderno que ja virou trivial. Nao para meu pai: que ao ver que um familiar respondeu a ele em três minutos disse: "o que, ela ja respondeu. Mas como é que pode?" e chamou sua parceria de toda vida - a avó: "Ô mãe, vem aqui ver. A Tania ja respondeu. O que é essa internet".
Internet ou embreagens, a vida ensina que todos temos a aprender, em uma ou outra fase dessa existência cíclica.

Nenhum comentário: