Um monte de gente coleciona um monte de coisas. Eu gosto de amontoar idéias dos outros. Tenho sempre uma citação para tudo - economizo os pensamentos originais.Um dos meus maiores prazeres é passar horas na internet cavoucando frases de efeito, ou defeituosas mesmo. Eu me abro para quem diz muito com pouca coisa. São as "máximas" em formato mínimo. Adoro aforismos. Frases e citações resumem a visão expandida da vida de uma forma sábia, bem humorada, sarcástica ou filosófica. A gente lê e pensa: "é bem isso, mesmo."
Sublinho frases em livros que leio, de alguma citação que alguém diz em jornal, de uma idéia que me atrai. Tem uns caras que são prá lá de inteligentes ao amarrarem as palavras em pensamentos. O cineasta Woddy Allen é campeão em criatividade. Não é a toa que a perspicácia do cara é ovacionada no mundo. É dele a hilária citação: "Minha primeira mulher era muito infantil quando nos casamos. Um dia, eu estava tomando banho na banheira e ela afundou todos os meus barquinhos sem o menor motivo". Há que se dar crédito para autores brasileiros, como o Barão de Itararé. Ele fez observações satíricas, moralistas ou irônicas impagáveis, que não podem ficar de fora da lista dos colecionadores de frases."O homem que se vende recebe sempre mais do que vale", dizia ele para delírio dos politicamente corretos. As frases polêmicas e cheias de humor do jornalista Nelson Rodrigues se propagam em sites da internet. Em época natalina, vem bem a calhar uma citação dele:" O Natal já foi festa, já foi um profundo gesto de amor. Hoje, o Natal é um orçamento."
Não posso deixar de listar Raul Seixas, grande Raulzito que ilustrou minha juventude embalada por suas canções. Dele, eu descubro uma fonte infindável de boas idéias. Raulzito dá a letra quando se trata de acreditar no Olho que Tudo Vê, o grande Arquiteto do Mundo: " O Universo me espanta e não posso imaginar que esse relógio exista e não tenha um relojoeiro", relatou ele em tom filósofico, assegurando a existência de Deus.
Fica uma dica a quem não gostar dessa crônica: não precisa engoli-la. Faço minhas as palavras do ótimo Millôr Fernandes: "“Certas coisas só são amargas se a gente as engole.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário