sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Anima mundi est in me


Imprimo em mim a idéia de que a Alma do Mundo me habita. Quero que esta seja minha segunda pele na alma, não apenas marcada no corpo. A Alma do Mundo é uma idéia balisada por Hermes Trimegistro, o três vezes sábio, que propagou a noção de que tudo é uma coisa Única.
"O que está embaixo é igual ao que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo, para formar as maravilhas da coisa única". O Microcosmo é igual ao macrocosmo. O princípio expressa que tudo emana da mesma fonte". Dores, alegrias, sofrimento, euforia, desejos, sonhos, força, vulnerabilidade, azul e branco, dia e noite, teu tesouro dentro de ti, tudo nasceu da Alma do Mundo é ali permanecerá gravado para sempre.
Por isso, a Alma do Mundo tem dois pólos, se tudo nasceu da Coisa Única. tudo tem seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa, os opostos são idênticos em natureza, mas em diferentes graus. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todas os paradoxos podem ser reconciliados". Como diz Lao Tsé no Tao Teo King " O som e o silêncio formam a harmonia.O passado e o futuro geram o tempo."
Todos estamos imersos em um único e mesmo útero cósmico sagrado, inelutavelmente reunidos por uma mesma e única Presença que a tudo e a todos permeia. Não há dentro nem fora, apenas a alma sem qualidades do mundo. A verdade é que em qualquer coisa está o divino. Você é tudo o que há e em tudo o que existe há um pouco de você. Você é a alma do mundo. O cantor Raul Seixas que era voltado ao ocultismo percebia isso. Ele cantou que o caminho do amor é o destino, e o caminho do velho é o menino.
* "O caminho do risco é o sucesso
O acaso é a sorte
O da dor é o amigo
O caminho da vida é a morte!"
(Raul Seixas)
* "O universo não tem preferências.
Todas as coisas são iguais.
O Universo é como o fole de uma forja.
Que, embora vazio, fornece força.
E tanto mais alimenta a chama quanto mais o acionamos"
(Tao Te King)
*"Acima está repleto de mim, abaixo está repleto de mim, no meio está repleto de mim. Estou em todos os seres e todos os seres estão em mim. Eu sou Om Tat Sat. Sou Existência além da mente. Sou o espírito uno do universo."
(Swami Vivekananda)

3 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Oi Pita.
Já trocamos algumas palavras no tal orkut no qual tenho uma página por idéiada minha filha, Cíntia, residente em Estrela. Lendoesteteu texo duas coiss preciso dizer. Reconheço em ti uma inteligência incomumetalvez este seja o problema que te aflige. Também reconheço que és muito bonita, com olhos lindíssimos. Espero que não tomes tal como uma forma de abuso de minha parte, pois não foi esse o propósito, pois penso que tenhas idade para seres minha filha.
Um grande abraço extensivo à tua filha.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Oi Pita, eu aqui traveis.
Como em teu texto colocaste uma citação em latim, lembrei de um provérbio que ainda não esqueci, isto que faz mais de meio século que conclui o ginásio. Ei-lo: "Etiam capilus unus umbram suam habet"
Algo profundo e escritof az mais de dois mil anos, quando se tinha a liberdade de filosofar, o que hoje tornou-se um privilégio dos titulados em universidades. Como involuimos, não?

Unknown disse...

Oi Jorge,
qual o significato ipses literes dessa frase em latim? Pior que ja pensei em como involuímos sim, basta ler os autores de 1800 e antigamente pra saber que so crescemos na tecnologia e nao no lado intelectual, mas pra que crescer nisso, se isso pode te transtornar? ou teria que se crescer ate que nem isso transtornasse mais? transcender ate isso? hehehe, sei lá...
obrigada por me visitares sempre!