sábado, 25 de abril de 2009

O Umbigo do mundo

Na pequena cidade de Jerash, Adrastéia, do segundo andar do pequeno mas bonito shopping , vislumbrava a estátua de ferro incompreensível e contemplava o corredor abaixo, onde as pessoas transitavam e com feições alegres ou indiferentes ao ambiente, murmuravam umas com as outras seus pequenos projetos cotidianos de vida. Uma ida ao mercado, compras nas butiques enfeitadas ou simplesmente, sentar na praça de alimentação para uma conversa descontraída. Adrastéia percebia tudo isso e enquanto observava cenas rotineiras seu rosto era inescrutável para aqueles que não a conheciam.
- Eu sou um projeto que não deu certo - dizia ela mentalmente para ela mesma. Eu, um fracasso público. Como tudo pôde dar tão errado na minha vida? - Vociferava ela com a voz presa na garganta, sem emitir um unico som sequer.
Todos os sons estavam dentro dela. Adrastéia, que em grego quer dizer "Aquela de quem não se pode fugir", teve seu nome selado por seu destino. Há uma semana, ela pensara em se matar. Tirar a vida seria abreviar seu sofrimento psíquico, uma enfermidade mais da alma do que física. Ela sentia-se imensamente só. Seus relacionamentos eram velozes como a descarga de um trovão. Ela sentia que não fora suprida de beleza. Seu corpo era fora do padrão e os primeiros sinais de expressão envolta dos olhos começavam a enfear sua tez. Adrastea era articulada, formada em Filosofia na faculdade de Jerash, gostava de ler Nietzsche, André Comte-Sponville e Arthur Schopenhauer, filósofo com o qual se identificava e inoculava as lições de que a vida é apenas uma passarela para a morte. A morte, que brinca um pouco com sua presa antes de comê-la.
Ali, naquele templo de consumo, o maior da região de Decapolis, ela sentia sua solitude maior do que o complexo de compras e divagava, enquanto esperava sua filha Marahanna sair do cinema. Há nove anos, quando sua filha nascera em outra cidade, fruto de uma união relâmpago com um homem a quem nunca amou, Adrastéia decidiu chamar sua menina por um nome que lhe soasse suave e belo mas que também apresentasse algum significado. Decidiu por Marahanna porque julgava quem em hindu significava "caminho do mar".
Adrastéia se sentia ínfima. Sem nenhum atrativo e nem qualquer valor. Não percebia chamar atenção dos homens. Não, ela não chamava. Ela queria sair de sua pele, poder sentir que era desejada e mais do que isso, que conseguiria levar um relacionamentoa diante. Ela queria perceber que todo seu ser seria amado por um homem, alguém a quem ela elegeria. Mas nunca foi assim. Adrastéia não era a que rejeitava, era a que era enjeitada.
- Todas as vezes eu fui rejeitada. Sempre foram eles, os homens que me negaram. Por que minha vida deu errado? Por que tinha de ser assim?Talvez seja melhor que ao contrário de melhorar minha estima, eu a piore ainda mais, porque só então eu não terei mais a pretensão de ter alguém ou ser feliz. Porque eu estarei com a autoestima tão em baixa que não ousaria querer reerguê-la.
A Teoria de Adrastéia era simples. Quando você não pode solucionar um problema, quando algo é tão maior do que sua alçada, então você passa a ignorá-lo. Um mendigo não está preocupado com a devastação na Amazônia, porque este é um problema que foge de sua alçada. O dilema dele é apenas arrumar comida para se sustentar no dia seguinte.
Adrastéia pensava na sua solidão e nas questões de vida e de morte. E também julgava que talvez estivesse nesse estado de espírito há anos, por se achar o umbigo do mundo. Para os gregos, o umbigo é o centro do mundo- Omphalós. Adrastéia foi retirada de suas reflexões mentais com a chegada de Marahanna. As duas então rumaram para casa. Logo findaria o dia e a noite expulsaria o sol do horizonte. Com sua dor pungente ela haveria de encontrar uma perspectiva. Sufocaria suas dores na leitura.
- Ler me tira a dor do mundo - resumiria ela em um dos seus escritos.
Ela pensa em Schopenhauer e se sente uma fôlha sêca que oscila no ramo de uma árvore, e sabe que no outono, será sua próxima queda. Ela acredita que vá sucumbir, mas quando a vida a engole até o poço, ela consegue navegar. Singra por todas as grutas dentro de si. E sabe que não pode titubear. Sua vida árida pode não representar muito para ela mesma, mas existe uma filha a quem ela deve conduzir até a entrada da idade adulta. Talvez depois ela se permita pensar no repouso da alma. Talvez ela ainda possa ter tempo de ser feliz. Ela espera. Ela não espera. Ela desespera.

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