Eu descobri que as chamas do inferno se inflamam após a gente passar uns 35 anos nesse planeta escuro, vagando pela Terra. É sim. O inferno vem na carona do tempo e mostra sua cara através dos vincos da idade, da perda do viço. Não me condiciono a discursos politicamente corretos, por isso lá vai minha queixa: a idade é infernal. Essa semana eu vi. Meninos, meninas, eu vi um fio branco na minha sobrancelha. Fiquei prá morrer. Não adianta tirar com a pinça, porque a partir de agora, cada vez nascerão mais. O tempo é inexorável. Não há misericórdia, tudo tende a piorar. Posso botar botox, fazer lipoaspiração, passar camadas de creme estrangeiro e me esbaforir em exercícios, mas uma coisa é certa, minhas células estão morrendo de forma abrupta. Isso é atroz. Não tenho na ponta da língua o discurso que a terceira, é a melhor idade, que conseguimos atingir serenidade misturada ao valor da experiência. A terceira é a última idade. Remete a perda de beleza, de ossos, de viço, de memória e de visão. O autor americano Philip Roth é categórico ao definir essa derradeira fase da vida: «A velhice não é uma batalha, é um massacre". No inferno descrito por Dante Allighieri, uma frase ilustra as imagens dantescas: "Deixai todas as esperanças, vós que aqui entrais." Eu transfiro essa premissa para o ingresso na maturidade: ali, do lado de fora, ficam todas as nossas esperanças. E dentro, só o que a gente pode esperar é o desespero. Ainda tenho tempo para mudar de idéia quanto a esse pensamento. Quem sabe o tempo me ensine que esta, não é uma tragédia tão grande. Mas convenhamos, a velhice é de morte.
***
Não há um lugar onde possamos nos esconder para escapar do tempo. O tempo mastiga, mastiga e somos nós quem estamos no meio dos seus dentes. (O Dia do Curinga)
3 comentários:
Andreia, li teu texto e me surpreendi com tua preocupação com cabelos brancos e rugas. Eu dei uma olhada no teu orkut, sabes as fotos da missa dos anjos, não pude deixar de observar como vc está linda naquelas fotos. Eu acompanho tuas fotos na internet a 5 ou 6 anos, e não tenho menor dúvida em dizer que hj vc está no auge da beleza, o tempo é para ti um apaixonado escultor. Quem sabe um dia tu consiga te ver com os olhos que eu te vejo. Bjs.Leo
Andreia, não vo babar ovo com esse texto vo falar pelo geral.Eu gostei.E é isso, vou passar a ler teu blogGER.Muito legal tua personalidade, tuas crÔnicas...que são nada mais que teu reflexo, um texto limpo e interesante.
Vou tietar agora adorei muito teu blogger, e obrigado pela visita no orkut.Ana Michels- aj_v.a@hotmail.com
Postar um comentário