O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisiveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar. Que envolve, abarca, resgata.
****
O macaco Alemão escapou. Tinha o vento sussurando promessas em seus ouvidos. Passou a vida tentando abrir o cadeado. Quando conseguiu, virou as costas e foi tomar uma cerveja. O macaco havia virado homem. Um zoologico serve para que o homem, diante da jaula de um outro, certifique-se de sua liberdade. No cativeiro, os animais se humanizam.
*** Perigosa é a pergunta: O que aconteceria se vc encontrasse a chave do cadeado invisível da sua vida?"****
"Sonhos não se encontram nas prateleiras, não basta atirar o cartão de crédito no balcão e sair com um debaixo do braço. Sonhos são touros xucros, têm que pegar à unha."
"Não acredito em heróis. Acho pobre e chato. Se de perto ninguém é normal, de perto ninguem é heroi. Um ser humano é mais completo e fascinante do que um herói. Desconfie dos heróis. Dê uma boa cheirada neles. Eles só se aproximam da verdade quando virados do avesso e promovidos a homem."
"Tudo o que somos é resultado do espanto. Como prescindir da possibilidade de se espantar? O melhor de ir para a rua espiar o mundo é que não sabemos o que vamos encontrar. Essa é a graça maior de ser repórter."
(Eliane Brum)
Nenhum comentário:
Postar um comentário